sexta-feira, julho 06, 2012

'Casa de minhocas'


28/06/2012 08h28 - Atualizado em 28/06/2012 14h53

'Casa de minhocas' 





Minhocasas são alternativa sustentável de jogar lixo orgânico para animais.
Resíduos são transformados em adubo natural no compartimento.

Do G1 RJ
5 comentários
Minhocasa é alternativa de despejo de lixo orgânico em casa (Foto: Perla Rodrigues/G1)Minhocasa é alternativa de despejo de lixo orgânico em casa (Foto: Perla Rodrigues/G1)
Minhocas dentro de casa podem parecer algo estranho, mas as chamadas Minhocasas surgiram para provar o contrário. A alternativa sustentável de jogar resíduos orgânicos num minhocário para ser transformado em adubo natural pelos animais vem atraindo cada vez mais adeptos no Rio de Janeiro, cidade que foi sede da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
A carioca Bianca Peres tem o minhocário dentro de casa há dois meses e as minhocas viraram o verdadeiro xodó da família. Além de empregar a técnica da vermicultura - processo de compostagem em que os animais transformam diferentes tipos de resíduos orgânicos em adubo - a carioca adota outras medidas sustentáveis na rotina.
“Eu acho que para você ter uma vida sustentável não é tão fácil. Não tem tantas coisas acessíveis, e a pessoa tem que ser um pouco curiosa. Se você mora na cidade e quer ser sustentável, acaba sendo mais caro, pois a cidade não está preparada para isso, então precisam ter obras para mudança. Mas, se você quer ser realmente sustentável, tem como sim”, disse Bianca.
Bianca e o marido André cuidam da Minhocasa (Foto: Perla Rodrigues/G1)Bianca e o marido André cuidam da Minhocasa
(Foto: Perla Rodrigues/G1)
BiofertilizantesO preço médio de uma Minhocasa é cerca de R$ 200, o que gira em torno de dez vezes mais do que uma lixeira comum. O minhocário absorve os resíduos úmidos provenientes dos restos do preparo de todas as refeições do dia a dia.
Outra adepta do minhocário desde fevereiro de 2012 é a aposentada Monique Futscher. Ela diz que as minhocas são animais “vorazes”.
“Estamos adorando cultivar as minhocas, pois estamos também produzindo um biofertilizante, que está sendo colocado nas plantas, e também estamos usando o "humus" na adubação das árvores frutíferas, floríferas e nas folhagens no nosso sítio”, disse a aposentada.
Apesar do sucesso, Monique confessa que o marido fica “aflito” com as minhocas. “Outro dia escaparam umas minhoquinhas, pois a tampa foi mal fechada. Quando isso acontece é só pegá-las com as mãos e colocá-las dentro da caixa novamente”, explicou ela.
As Minhocasas podem ser compradas pela internet, em feiras de sustentabilidade pelo país e em lojas especializadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário