domingo, junho 12, 2011

Residuos de Cana- de- acucar


Registro de BlogResíduos da Cana-de-açucar
   O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar , ela é cultivada em países tropicais e subtropicais para obtenção do açúcar, do álcool e da aguardente. Entretanto, depois de transformada em produto, a cana-de-açucar também gera resíduos, quem em geral é o bagaço, a vinhaça, torta de filtros (resíduo da filtragem do caldo de cana) e a cinza do bagaço (produzida pela queima do bagaço).
            Em tese, cada litro de álcool produzido no processo de destilação, gera ao redor de 14 litros de um efluente chamado "vinhaça" ou "vinhoto", muito rico em abono químico, como: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Sulfatos, necessários à recomposição dos solos agrícolas da agro indústria. A vinhaça, muitas vezes, é descartada nos corpos hídricos, poluindo fauna e flora.
            Além disso, o bagaço da cana quando queimado, libera gases poluentes a atmosfera.
            Uma pergunta entre em questão: O que fazer com os Resíduos gerados?
            A resposta é simples: Vinhaça usada para a produção de Biogás (O Biogás é um gás inflamável produzido por microorganismos, quando matérias orgânicas são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez, em um ambiente impermeável ao ar); e Bagaço usado para a produção de biomassa (Biomassa é toda matéria orgânica que pode ser utilizada na produção de energia.) A torta de filtro e a cinza do bagaço, por ser rica em nutrientes é um poderoso adubo aplicado no canavial.
            Algumas usinas já estão produzindo energia elétrica para uso próprio a partir do bagaço e da palha da cana. Além de ser uma energia limpa, as usinas serão beneficiadas, pois vão estar evitando as queimadas e consequentemente a liberação de gases a atmosfera, gerando assim os chamados creditos no mercado de carbono (Reduções Certificadas de Emissões – RCE) , que poderão ser vendidos aos países desenvolvidos que são obrigados a reduzir suas emissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário