![]() | Resíduos da Cana-de-açucar |

Em tese, cada litro de álcool produzido no processo de destilação, gera ao redor de 14 litros de um efluente chamado "vinhaça" ou "vinhoto", muito rico em abono químico, como: Nitrogênio, Fósforo, Potássio, Sulfatos, necessários à recomposição dos solos agrícolas da agro indústria. A vinhaça, muitas vezes, é descartada nos corpos hídricos, poluindo fauna e flora.
Além disso, o bagaço da cana quando queimado, libera gases poluentes a atmosfera.
Uma pergunta entre em questão: O que fazer com os Resíduos gerados?
A resposta é simples: Vinhaça usada para a produção de Biogás (O Biogás é um gás inflamável produzido por microorganismos, quando matérias orgânicas são fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez, em um ambiente impermeável ao ar); e Bagaço usado para a produção de biomassa (Biomassa é toda matéria orgânica que pode ser utilizada na produção de energia.) A torta de filtro e a cinza do bagaço, por ser rica em nutrientes é um poderoso adubo aplicado no canavial.
Algumas usinas já estão produzindo energia elétrica para uso próprio a partir do bagaço e da palha da cana. Além de ser uma energia limpa, as usinas serão beneficiadas, pois vão estar evitando as queimadas e consequentemente a liberação de gases a atmosfera, gerando assim os chamados creditos no mercado de carbono (Reduções Certificadas de Emissões – RCE) , que poderão ser vendidos aos países desenvolvidos que são obrigados a reduzir suas emissões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário