Saneamento básico em Uberlândia
Uberlândia é a segunda melhor cidade do Brasil em saneamento básico. A primeira é Santos, administrada por um prefeito do PMDB. Uberlândia é também a cidade que, nos últimos dez anos, mais investiu em saneamento em Minas.
Essa história vem de longe. Começou com o prefeito Tubal Vilela, que instalou os primeiros reservatórios de água na frente do Estádio Juca Ribeiro e prosseguiu com o prefeito Renato de Freitas, que criou o DMAE, construiu a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Sucupira, modernas adutoras e levou água tratada com flúor, de primeira qualidade, a toda a cidade.
O prefeito Virgílio Galassi construiu a ETA do Bom Jardim e ampliou os reservatórios. Virgílio iniciou a despoluição do Rio Uberabinha e iniciou a construção da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Zaire Rezende prosseguiu com a despoluição do Rio Uberabinha, reprogramou a ETE e a deixou com seis reatores. O prefeito Odelmo Leão foi o que mais investiu em saneamento básico. Ampliou a ETE para 12 reatores e completou a despoluição do Rio Uberabinha.
Já investiu mais de R$ 200 milhões nessa área e lançou o Projeto Buritis, que visa reconstruir todo o ecossistema do Rio Bom Jardim, da nascente à ETA do Bom Jardim e do Rio Uberabinha, da nascente no município de Uberaba até a ETA da Sucupira. Todo esse longo trabalho, competente e responsável de vários prefeitos, colocou Uberlândia na posição que está hoje em matéria de saneamento básico.
Contraponto
Foi Uberlândia que a Rede Globo escolheu como contraponto à cidade capital do Piauí – Teresina – de 800 mil habitantes – para avaliar ações de saneamento básico. Lá os esgotos correm pela cidade a céu aberto e, em Uberlândia, 98,5% da área habitada na cidade tem saneamento básico de primeira qualidade e pelo menor preço do Brasil.
Indagações
Muita gente não entendeu por que o “Jornal Nacional”, da TV Globo, só mostrou cenas da periferia de Uberlândia, onde reside gente pobre. O objetivo foi mostrar que, enquanto em Teresina há esgotos abertos no Centro da cidade, em Uberlândia, nos bairros mais pobres, longe do centro da cidade, as pessoas bebem água tratada e fluorada.
Segunda melhor
O Instituto Trata Brasil – Organização da Sociedade Civil de Interesse Social (OSCIP) – em levantamento recente, classificou Uberlândia como um dos municípios que mais investem em saneamento no país. A pesquisa foi em 80 cidades com mais de 300 mil habitantes e Uberlândia foi classificada em segundo lugar e pode atender 1 milhão de habitantes.
Exemplo para todas as cidades do Brasil
ResponderExcluir